Os 3 Gregos das 7º maravilhas do Mundo eram;
Templo de Ártemis
Mas quando eu vi a sagrada casa de Artemis elevando-se até as nuvens, as
outras Maravilhas foram colocadas na sombra, para o que Sol nunca
olhasse para elas fora de Olimpo."
(Antipater, poeta grego-palestino)
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Foi o Templo de Artemis em Éfeso.
Erguido por Creso, rei da Lídia (450 a.C. ), em
Éfesso, na atual Turquia, em honra à deusa dos
bosques.
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Media 138 m por 71,5 m, com colunas de 19,5 m. Famoso pela obras de
arte, entre elas a escultura de Ártemis em ébano, ouro, prata e pedra
preta. Incendiado por uma maníaco. Reconstruído em 356 a.C. foi arrasado
pedos godos. Algumas esculturas estão no Museu Britânico.
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A estrutura que ganhou uma marca na lista da
Maravilhas foi contruída por volta de 550 a.C.
Conhecido como um grande templo de mármore , foi
patrocinado pelo rei da Lídia Croesus e foi
desenhado pelo arquiteto Grego Quérsifron e por
seu filho Metágenes. |
Foi decorado com estátuas de bronze esculpidas pelos mais experientes
artistas de sua época: Fídias, Polyceitus, Kresilas e Phradmon. Na noite
de 21 de julho de 356 a.C. (noite de nascimento de Alexandre, o Grande),
um homem louco chamado Eróstrato queimou o templo, colocando-o no chão,
numa tentativa de imortalizar seu nome. Foi reconstruído, dessa vez, em
20 anos.
Quando São Paulo visitou Éfeso para pregar o Cristianismo no século I
d.C., ele foi confrontado pelo culto a Artemis que não tinha nenhum
plano de abandonar seus deuses. E quando o templo foi destruído pelos
barbaros godos em 262 d.C., os Gregos efesianos juraram reconstruí-lo.
No século 4 d.C. a maioria dos Gregos efesianos se converteram para o
Cristianismo e o templo perdeu sua importância religiosa.
O capítulo final veio em 401 d.C. quando o Templo de
Artemis foi divido por
São João Crisostomo (Santo da Grega Catolica Ortodoxa Igresa). Éfeso foi
mais tarde foi desertada, e somente no fim do século XIX o local foi
escavado. A escavação revelou as fundações do templo e a estrada para o
agora local pantanoso. Tentativas de reconstruir o templo foram feitas
recentemente, mas somente poucas colunas foram reerguidas.
Este templo levou 200 anos para ficar pronto, em 550 a.C., pois foi
reconstruído e aumentado muitas vezes. Somente na quarta expansão, o
Templo foi incluído na lista das Maravilhas do Mundo. Era notável pela
suas 127 colunas de mármore. Elas estavam dispostas em fila dupla, em
volta da cela (espaço interno).
• A fundação do templo era em forma retangular, semelhante a muitos
templos da época. Diferente dos outros santuários, entretanto, a
construção era feita de mármore, à exceção de sua cobertura em azulejo e
madeira, com uma fachada decorada sobre um amplo pátio. Degraus de
mármore ao redor da plataforma da construção levavam para o terraço alto
retangular de aproximadamente 80 m por 130 m.
As colunas, de 20 m de altura, eram de arquitetura jônica
e com entalhes nos lados circulares. Era notável pela obras de arte que
o adornavam e pelas suas 127 colunas de mármore, no total. Elas estavam
alinhadas ortogonalmente em fila dupla sobre a área total da plataforma,
exceto na cela central ou casa da deusa.
Das esculturas, salvaram-se cópias da famosa estátua de Ártemis, em
versão pouco grega da deusa, pelo excesso de rigidez. Apresenta-se de pé,
tensa, em posição de sentido, com as mão estendidas para os lados. A
estátua original, em ouro, ébano, prata e pedra negra, tinha as pernas e
quadris cobertos por um manto. Altos-relevos de animais e abelhas lhe
decoravam as vestes e um penteado piramidal lhe encimava a cabeça.
A descrição detalhada do templo ajudou os arqueologistas a reconstruírem
o edifício. Muitas reconstruções tal como a de H. F. von Erlach,
descreveram a fachada com um pórtico de 4 colunas que nunca existiram.
Reconstruções mais precisas podem dar-nos uma idéia sobre o design geral
do templo. Entretanto, sua verdadeira formosura repousa nos detalhes
arquitetônicos e artísticos que continuarão desconhecidos para sempre.
Hoje o local do templo é um campo pantanoso. Uma única coluna está
erguida para lembrar aos turistas que uma vez, esteve naquele lugar uma
das maravilhas do mundo antigo.
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Localização: Na antiga cidade de Éfeso, próxima
à atual cidade de Selcuk, cerca de 50 km ao sul
de Izmir, na costa oriental da região onde hoje
se situa a Turquia. |
Dimensões: 80 x 130 x desconhecida m (largura x profundidade x altura)
Função da Construção: Construção Religiosa
Civilização Construtora: Grega
Anos de Existência: 194 anos (ainda existem pedaços)
Material Predominante: Mármore
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Biblioteca de Celso, em
Éfeso |
Colossus em Ilha Rodes
Em toda a sua história, a antiga Grécia era composta de cidades-Estados
as quais tinham poder limitado fora de suas fronteiras. Na pequena ilha
de Rhodes havia três destas: Ialysos, Kamiros e Lindos. Em 408 a.C., as
cidades uniram-se para formar um único território, com uma capital
unificada, Rhodes.
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A cidade prosperou comercialmente e tinha forte
laços econômicos fixada com seu principal aliado,
Ptolomeu Soter do Egito. Em 305 a.C., os Gregos
da Macedônia que também eram rivais de Ptolomeu,
cercaram Rhodes para numa ação para quebrar a
aliança Rodo-Egípcia. Eles nunca conseguiram
penetrar na cidade.
Quando um acordo de paz foi assinado em 304 a.C.,
os Gregos da Macedônia suspenderam o cerco,
deixando um rico equipamento militar para trás.
Para celebrar sua união, os rodianos venderam o
equipamento e usaram o dinheiro para erguer uma
enorme estátua representando seu deus do sol,
Hélio.
A construção do Colossus levou 12 anos e foi
terminada em 282 a.C. Por anos, a estátua ficou
na entrada do porto, até que um forte terremoto
atingiu Rhodes em 226 a.C. A cidade estava
completamente destruída e o Colossus quebrou-se
no seu ponto mais fraco: o joelho. Imediatamente,
os rodianos receberam uma oferta de Ptolomeu
Eurgetes do Egito que cobriria todos os custos
de reparação para o monumento tombado.
Entretanto, um oráculo foi consultado e proibiu
a reconstrução.
A oferta de Ptolomeu foi recusada.
Por quase um milênio, a estátua quebrada
permaneceu em ruínas. Em 654 d.C., os barbaros
árabes invadiram Rhodes.
Eles desmontaram o resto do Colossus quebrado e
venderam para um comerciante judeu da Síria.
Acredita-se que os fragmentos foram
transportados para a Síria nas costas de 900
camelos, e após foi derretido. |
O projeto foi licenciado pelo escultor Rodiano Cares de Lindos. Para
construiu a estátua, seus trabalhadores fundiram a parte externa de
bronze da pele. A base foi feita de mármore branco e o pé e o tornozelo
da estátua foram ligados primeiro.
A estrutura foi gradualmente erguida à medida que o
bronze era reforçado com uma estrutura de 7t de ferro e rochas para
apoiar a estátua. Para alcançar as partes mais altas, foi construída uma
rampa desde o chão e que envolvia a estátua; ela, mais tarde, foi
retirada. Quando o Colossus estava pronto, ele tinha 46 m de altura e
pesava cerca de 70t. E quando estava caído, "poucas pessoas puderam
fazer seus braços armas encontraram em volta do polegar", escreveu
Pliny.
Localização: Na entrada do porto na ilha de Rhodes no Mediterrâneo,
Grécia.
Dimensões: desconhecido x desconhecido x 46 m (largura x profundidade x
altura)
Função da Construção: Construção Artística
Civiliza����������������������������������ão Construtora: Grega
Anos de Existência: 56 anos
Material Predominante: Bronze Marmori Pedra e ferro.
Estatua de Zeus
Em sua mão direita uma figura de Vitória feita de marfim e ouro. Em sua
mão esquerda, seu cetro embutido com todos os metais, e uma águia
empuleirada no cetro. As sandálias do deus são feitas de ouro, como o
seu manto."
(Pausanias, o Grego em 2 d.C .)
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Localização: Na antiga cidade de
Olímpia, na costa oeste da atual Grécia, cerca
de 150 km a oeste de Atenas
Dimensões: 6,5 x desconhecida x 15 m (largura x
profundidade x altura)
Função da Construção: Construção
Artístico-Religiosa
Civilização Construtora: Grega
Anos de Existência: 909 anos
Material Predominante: Marfim e ouro |
O magnífico templo de Zeus foi desenhado pelo arquiteto Libon a foi
construído entre 456 e 447 a.C. Sob o poder crescente da Grécia Antiga,
o templo em estilo Dórico simples tornou-se muito mundano, e
modificações foram necessárias.
O escultor atenense Fídias, o mais célebre escultor da Antigüidade, foi
designado para realizar a majestosa estátua de zeus.
Depois desta estátua, Fídias não fez mais nenhuma outra obra.
O templo foi destruído por fogo no século 5 a.C.. Antes, a estátua foi
transportada pelos Gregos abastados para um palácio em Constantinopla.
Lá, sobreviveu durante algum tempo, mas não resistiu a um severo
incêndio em 462 d.C. Hoje, nada resta do local no velho templo, exceto
rochas e ruínas, a fundação do prédio, e colunas em destroços.
Tinha 15 metros de altura, foi feita de marfim e ébano e era toda
incrustada de ouro e pedras preciosas. mostrava Zeus sentado em seu
trono de cedro. Tinha uma coroa em torno da cabeça. Trazia uma estátua
de Nicéia, deusa da vitória, em sua mão direita espalmada, e um cetro (bastão
de rei) com uma águia na sua mão esquerda.
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Fídias começou a trabalhar na estátua por volta
440 a.C.. Anos antes, ele tinha desenvolvido uma
técnica para construir colossais estátuas de
ouro e marfim. Esta foi feita erguendo uma
armação de madeira no qual lâminas de metal e
marfim colocadas para suprir a cobertura externa. |
A oficina de Fídias em Olímpia foi descoberto em 1950 e ainda existe, e é,
coincidentemente, - ou não - idêntica no tamanho e orientação ao templo
de Zeus. Lá, ele esculpiu os diferentes pedaços da estátua antes de
montá-la no templo.
Quando a estátua foi terminada, quase não entrou no templo. Strabo
escreveu:
"... embora o templo seja muito grande, o escultor é criticado por não
Ter calculado as proporções corretas. Ele mostra Zeus sentado, mas com a
cabeça quase tocando o teto, então nós temos a impressão de que se Zeus
se levantasse, destelharia o templo."
Strabo estava certo, exceto quando ele disse que o escultor deve ser
elogiado e não criticado. É este tamanho impressionante que fez a
estátua tão maravilhosa. A idéia de que o rei dos deuses é capaz de
destelhar o templo se ele se levantasse, fascinou igualmente a poetas e
historiadores. A base da estátua era de 6,5 m de largura e 1 m de altura.
A altura da própria estátua era de 13 m, equivalente a um moderno
edifício de 4 andares.
Cópias da estátua foram feitas, incluindo um grande protótipo em Cirene,
na Líbia. Nenhuma delas, entretanto, sobreviveu até os dias de hoje.
Reconstruções anteriores foram feitas por von Erlach, sabendo-se agora
que era imprecisa. Nós podemos apenas imaginar a verdadeira aparência da
estátua - o maior trabalho da escultura grega.
Referências
Quezi: Ephesus
a b Oklahoma Christian University: Ephesus
John Freely, The Western Shores of Turkey: Discovering the Aegean and
Mediterranean Coasts, 2004, p. 148.
2:1–7
Harris, Stephen L., Understanding the Bible, Palo Alto, Mayfield, 1985.
a b c Estrabão, Geografia, Livro XIV, Capítulo 1, 3
↑ a b Estrabão, Geografia, Livro XIV, Capítulo 1, 21
Estrabão, Geografia, Livro XIV, Capítulo 1, 4
a b c d e f Estrabão, Geografia, Livro XIV, Capítulo 1, 25
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