Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Home

  

Desaparecidos

Emprego

Endereços Úteis

Bate Papo Noticias Fale Conosco

História de Boituva SP

 

Boituva, ao que nos informa os historiadores, teve origem na propriedade de João Rodrigues Leite, quando este resolveu doar parte de um terreno, onde a Estrada de Ferro Sorocabana (atual FEPASA) construiu, em 1.882, a estação local e suas dependências. Foram seus primeiros povoadores: Eugênio Furtado Corte Real, Nicolau Vercellino, Cel. José Campos Arruda Botelho e respectiva família. O Cel. José Campos de Arruda Botelho, conseguiu a criação do Distrito Policial de Boituva, em 18 de Setembro de 1.899 e a transferência da freguesia de Boituva da Paróquia de Porto Feliz para Tatuí, a criação do Distrito de Paz em 16 Outubro de 1.906.
Doou à comarca, uma parte do terreno do primeiro cemitério local bem assim outra parte de suas propriedades para a edificação de uma capela, como geralmente tem acontecido com todas as nossas comunas.
O Sr. Antônio Pereira Ignácio, fundou a Cia. Telefônica Sul - Paulista e o Sr. Nicolau Vercellino, a rede de abastecimento de água. Em 1.905, foi criada a 1o. Escola Pública e em 1.907 instalado o Cartório de Paz.
Boituva foi erigida a categoria de Vila pela Lei no. 1.014 de 16 de Outubro de 1.906, e a Município pela Lei no. 3.045 de 01 de Setembro de 1.937 - instalado em 1938. Ao município foi anexado o Distrito de Iperó, de acordo com a Lei no. 14.334 de 30 de Novembro de 1.944..

Origem do Nome
O nome de Boituva, ao que se revela, tem origem nas palavras indígenas - BOI - Cobra e TUVA - Muitas, ou seja, literalmente: Muitas Cobras.