Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Noticias Home

  

Desaparecidos

Emprego Endereços Úteis Bate Papo Fale Conosco

História de Santo Antonio da Patrulha RS

 

LENDA DA LAGOA DOS BARROS

Na divisa dos municípios Santo Antônio e Osório à margem da rodovia, existe vasto lençol de água doce, conhecido pelo nome de Lagoa dos Barros.

Uma linha seca e reta, partindo da Sanga do Pinho, na costa da serra, atravessa a referida lagoa, alcança o sangradouro velho e serve de divisa entre os dois municípios.

Conta a tradição, que em uma noite de luar, um casal de noivos em edílio amoroso, passeavam pelos campos que margeiam a costa da serra. Pela madrugada adormeceram, quando foram despertados por um estrondo pavoroso, seguido de grandes relâmpagos que iluminavam os céus e as águas em grandes borbotões desciam da encosta da serra, envolvendo os noivos que foram tragados pela imensidão das águas, formando assim, a lagoa que passou a se chamar FORMOSA

Com muita freqüência ocorriam misteriosas aparições . Em certas noites, quando, menos se esperava, surgiam das trevas fantásticos cavalos brancos, montados por gênios encantados, com feições de mulheres a galopar pelos descampados, vinha das águas um vento aquecido e o barulho dos cascos aumentando infundia pavor aos habitantes da área próxima. Quem já avistou a sinistra cavalgada guarda para sempre a terrível impressão das almas penadas a cavalgar noite a dentro até sumir na lagoa.


OS 7 FUZILADOS

A história dos 7 fuzilados é célebre no nosso município. conta-se que no ano de 1893 houve uma revolução entre dois partidos, federalistas e republicanos. os patrulhenses foram convidados a defenderem o partido republicano, mas foram vencidos pelos federalistas, ficando sobre o comando de um chefe muito cruel apelidado de xaxá. Nesta ocasião vieram do interior em socorro dos republicanos sete jovens. ao chegarem perto do local dos combates ouviram falar nas crueldades do xaxá e fugiram muito assustados. chegando em casa seus pais ficaram com receio que xaxá perseguisse suas famílias e resolveram trazer seus filhos de volta esperando que xaxá os compreendesse.

Mas mal eles viraram as costas o malvado chefe mandou acorrentar os sete moços e castigá-los até correr sangue; depois disso mandou leva-los pela atual rua Maurício Cardoso que vai até o lugar onde fica o cemitério. lá chegando os sete moços tiveram que abrir uma grande cova, depois foram enfileirados para serem fuzilados. Assim foram derrubados um por um ainda vivos dentro da sepultura. quando caiu o último, xaxá mandou que os soldados fechassem a cova. ainda hoje este túmulo é cuidado por pessoas.