Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Noticias Home

  

Desaparecidos

Emprego Endereços Úteis Bate Papo Fale Conosco

História São Miguel do Iguaçu

 

No início do seu desenvolvimento, as terras do atual Município de São Miguel do Iguaçu pertenciam ao município de Foz do Iguaçu, eram escassamente povoadas e a única atividade econômica consistia na extração da madeira de lei, principalmente o cedro.

Em 1948 a colonizadora Gaúcha Ltda, iniciou a colonização, iniciando a execução de seus projetos para a povoação de uma nova cidade no extremo oeste paranaense.

A colonizadora recebeu o nome de Gaúcha devido ao fato de os fundadores serem proveniente do rio Grande do sul. A finalidade destes colonizadores que deixaram seus lares e suas famílias era a exploração de madeira e colonização de terras férteis, até então inexploradas. Segundo constatou-se a madeira de Lei foi a primeira riqueza econômica de São Miguel do Iguaçu, sendo que após a fase do extrativismo iniciou-se a colonização de terras.

Os caminhos que traziam os primeiros colonizadores eram picadas. Entre os primeiros colonizados vindos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina encontravam-se, os senhores Benevenuto Verona, Arlindo Mosé Cavalca, respectivamente sócio e gerente da colonizadora, e mais tarde as famílias de Alfredo Ruaro, Frederico Zílio, Henrique Ghellere, Nadir Maggi e Abel Bez Batti.

Em 1951 foi improvisada uma estrada que ligava Cascavel a Foz do Iguaçu. No mesmo ano foi fundada a cidade, que após ter previamente delimitado seu perímetro urbano, contendo 2.021 lotes, recebeu a denominação de Gaúcha.

No dia 06 de fevereiro de 1958 com a nome de Gaúcha, foi elevado a categoria de distrito administrativo e judiciário de Foz do Iguaçu, pela lei municipal nº 3.550 do decreto nº 283 de 03 de novembro de 1959, o então prefeito de Foz do Iguaçu Sr. Jacob. A. Becker nomeou o Sr. Flávio Ghellere para Sub. Prefeito.

Foi elevado a município pela lei estadual nº 4.338 de 29 de Janeiro de 1961, desmembrando-se de Foz do Iguaçu e Medianeira. Recebeu o nome de São Miguel do Iguaçu por Ter com padroeiro do lugar e acrescentando com o nome Iguaçu para distinguir de outras cidades do mesmo nome e também por fazer limite com o Parque nacional do Iguaçu e o Rio Iguaçu.

No dia 28 de novembro do mesmo ano, 1961 foi instalado oficialmente o município, quando assumiu seu primeiro Prefeito o Sr. Abel Bez Batti.

Exploração da madeira de lei, principalmente cedro por Argentinos e Paraguaios

Criação do Território do Iguaçu (Lei Estadual nº 5.812 – 13/10/43 – Laranjeiras e Foz do Iguaçu- parte das terras de Santa Catarina e Mato Grosso Extinção do território do Iguaçu. Érico Pruner comanda grupo de paraguaios com o objetivo de abrir uma estrada que ligasse Foz do Iguaçu do leste do Estado. A família Honesser proveniente do rio Grande do Sul, abre uma serraria, e juntamente com a família Pruner cria o "Rancho dos Gaúchos"

Início da colonização das terras através da Colonizadora Gaúcha, proveniente do Estado do Rio Grande do Sul tendo como primeiros colonizadores: Benevenuto Verona, Arlindo Mosé Cavalca, respectivamente sócio e gerente da colonizadora, e mais tarde tarde as famílias de Alfredo Ruaro, Frederico Zílio, Henrique Ghellere, Nadir Maggi, Abel Bez Batti e Vitório Detoni Improvisada uma Estrada que Liga Foz do Iguaçu a Cascavel. Fundada a cidade denominada de Gaúcha.

Estrada Federal cortou a município de leste a Oeste. Surge a primeira Agência de Correios e Telégrafos, tendo Eliza Vera como sua primeira funcionária.

Surge o primeiro cartório de propriedade do Sr. Aidicir Ghellere

Criou-se o primeiro Hospital, tendo como médico o Dr. Roberto Babinig

Com o nome de Gaúcha foi elevado a categoria de Distrito administrativo e Judiciário de Foz do Iguaçu. Criada a Paróquia Católica, tendo como padroeiro São Miguel, sendo empossado como primeiro vigário o Padre José Gaetner.