TURISMO DE MONTES CLAROS  
 
   

 

 

Montes Claros ainda conta com diversos pontos turísticos, como: o Parque Municipal Milton Prates, que possui uma grande área verde e é onde está situado o Zoológico Municipal; o Parque Sapucaia, que está localizado na Serra do Ibituruna, sendo uma reserva florestal com relevo montanhoso, propícia para prática de esportes radicais; o Parque Guimarães Rosa, criado pela Lei Municipal nº. 793 de 7 de agosto de 1989, é uma das maiores áreas verdes do perímetro urbano municipal; a Lapa Encantada, cachoeiras com 1 km de rios subterrâneos; a Gruta do Engenho, aberta para visitação; o Conjunto Lapa Grande, onde insere-se a gruta de mesmo nome que, com seus 3 km, está entre as maiores de Minas Gerais, além de abrigar em seus sedimentos restos de animais fósseis.

Também possuem destaque os 164 sítios arqueológicos catalogados, tendo como principal o Complexo Espeleológico da Lapa Grande, dada a sua importância arqueológica, sendo onde aparece a formação do vulcão espeleotema de pouquíssima ocorrência no Brasil.

Para estimular o desenvolvimento socioeconômico local, a prefeitura de Montes Claros, juntamente ou não com empresas locais, investe no segmento de festas e eventos. Essas festas, muitas vezes atraem pessoas de outras cidades, exigindo uma melhor infraestrutura no município e estimulando a profissionalização do setor, o que é benéfico não só aos turistas, mas também a toda população da cidade. As atividades ocorrem durante o ano inteiro.

 

Pedimos sua atenção:
 

Novo sistema de governo (inventado) para o Brasil é (Apolítico), ou seja, sem políticos, troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o seu apoio no site: http://sfbbrasil.org

 

 

 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 19 novembro, 2022. Melhor visualizado em 1280x800 pixel




Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Home

  

Desaparecidos

Emprego

Endereços Úteis

Bate Papo Noticias Fale Conosco

 
Turismo de Montes Claros MG
 
 

O Município de Montes Claros, mesmo não estando inserido numa cidade de potencial turístico, possui diversos pontos de vasta dimensão a serem explorados. Montes Claros comporta inúmeras cavernas, possuindo inúmeros sítios arqueológicos catalogados, tendo como o principal, o "Complexo Espeleológico da Lapa Grande" dada a sua importância arqueológica, e de potencial turístico.

Lapa Grande

          Está situada na Serra da Vieira, destacando-se das demais cavernas do Município, devido a sua importância a nível regional, considerada uma das maiores do Estado com área de 3 Km de desenvolvimento.
          Possui potencial espeleológico, paleontólogo e paisagístico que, junto com a Lapa Pintada, Lapa D'água e Lapa Pequena, cria um complexo de grande interesse científico, com uma distância de 12 Km da cidade de Montes Claros.

 

Pontos Turísticos

Parque de Exposição João Alencar Athaide

          No período da EXPOMONTES - Exposição Agropecuária de Montes Claros normalmente em julho, por ocasião do aniversário da cidade (03 de julho). Com eleição da Rainha e Princesas da Exposição. Uma festa que dura 9 dias.

Parque Municipal Milton Prates

          Av. Major Prates s/n, possui área verde, lagoa com pedalinhos, restaurante, play-ground, quadras de esportes com chuveiro, campo de futebol, pista de bicicross; várias espécies de animais. Ideal para piqueniques. Localiza-se junto ao Parque Municipal, o zoológico Municipal com animais das mais variadas espécies.

Parque Sapucaia

          Na Serra do Ibituruna, o Parque da Sapucaia é uma reserva florestal. Ideal para aeromodelismo e pistas para ultra-leves e vôos de Asa Delta, piqueniques, práticas de montanhismo e corridas rústicas. Possui um teleférico com capacidade para 90 pessoas. É constantemente aberto ao público. O Parque convida a desfrutar de sua mais ilustre atração: a natureza.

Parque Guimarães Rosa

          Criado pela Lei Municipal no. 793 de 07 de agosto de 1989, às margens do Córrego Carrapato, zona urbana, abrangendo uma área de 46,35 (quarenta e seis hectares e trinta e cinco centiares).
A criação do Rio Parque Guimarães Rosa vem minimizar a carência de áreas verdes do Município, para atender as necessidades naturais dos habitantes, assim como proteger integralmente a flora a fauna e os demais recursos naturais, com fins educacionais, científicos, recreativos e turísticos, assegurando o bem estar da comunidade.

Formações mais Interessantes

 

Meirelles e Claudine: Bom potencial turístico.

Lapa Encantada: Santa Rosa de Lima. Belas cachoeiras em 01 km de rios subterrâneos.

Gruta do Engenho: Muito bonita e própria para aproveitamento turístico.

Lapa Grande: O conjunto Lapa Grande, onde insere a gruta de mesmo nome, com seus 3 km de desenvolvimento, estando entre as maiores de Minas, além de guardar em seus sedimentos restos de animais fósseis (citações do naturalista SPIX em suas viagens pelo Norte de Minas século XIX). Luiz Beethoven Piló.

Catedral de Nossa Senhora Aparecida

Igrejinha do Morrinho
 

Atrativos Turísticos

Grutas: Formações Rochosas.

          O Município possui 164 sítios catalogados, tendo como principal, o Complexo espeleológico da Lapa Grande dada a sua importância arqueológica, e de potencial turístico: Lapa D'Água e Lapa da Nascente, que guardam em seus sedimentos restos de animais fósseis (citações do naturalisma SPIX em suas viagens pelo Norte de Minas - Séc. XIX), possuem ornamentações de grande beleza, onde aparece a formação do Vulcão espeleotema de pouquíssima ocorrência no Brasil, algumas com mais de 1 km de rio subterrâneo, na qual destacam-se belas cachoeiras, distantes a 12 km da cidade.