Um grupo étnico é um grupo de pessoas que se identificam umas com as
outras, ou são identificadas como tal por terceiros, com base em
semelhanças culturais ou biológicas, ou ambas, reais ou presumidas. Tal
como os conceitos de raça e nação, o de etnicidade desenvolveu-se no
contexto da expansão colonial européia, quando o mercantilismo e o
capitalismo promoviam movimentações globais de populações ao mesmo tempo
que as fronteiras dos estados eram definidas mais clara e rigidamente. No
século XIX, os estados modernos, em geral, procuravam legitimidade
reclamando a representação de nações. No entanto, os estados-nação incluem
sempre populações indígenas que foram excluídas do projeto de construção
da nação, ou recrutam trabalhadores do exterior das suas fronteiras. Estas
pessoas constituem tipicamente grupos étnicos. Conseqüentemente, os
membros de grupos étnicos costumam conceber a sua identidade como algo que
está fora da história do estado-nação – quer como alternativa histórica,
quer em termos não-históricos, quer em termos de uma ligação a outro
estado-nação. Esta identidade expressa-se muitas vezes através de
"tradições" variadas que, embora sejam freqüentemente invenções recentes,
apelam a uma certa noção de passado.
Os grupos étnicos às vezes são sujeitos às atitudes e às ações
preconceituosas por parte do Estado ou por seus membros. No século XX, os
povos começaram a discutir que conflitos entre grupos étnicos ou entre
membros de um grupo étnico e o estado podem e devem ser resolvidos de duas
maneiras. Alguns, como Jürgen Habermas e Bruce Barry, discutiram que a
legitimidade de estados modernos deve ser baseada em uma noção de direitos
políticos para sujeitos individuais autônomos. De acordo com este ponto de
vista o estado não pode reconhecer a identidade étnica, nacional ou racial
e deve preferivelmente reforçar a igualdade política e legal de todos os
indivíduos. Outros, como Charles Taylor e William Kymlicka argumentam que
a noção do indivíduo autônomo é ela própria um construto cultural, e que
não é nem possível nem correto tratar povos como indivíduos autônomos. De
acordo com esta opinião, os estados devem reconhecer a identidade étnica e
desenvolver processos nos quais as necessidades particulares de grupos
étnicos possam ser levadas em conta no contexto de um estado-nação.
Etnicidade
Etnicidade é o termo usado para designar as características culturais que
ligam um grupo particular de pessoas, ou grupos, internamente. Algumas
vezes etnicidade é usado incorretamente para referir-se a uma minoria ou a
uma raça.
Embora não possam ser considerados como iguais, o conceito de raça é
associado ao de etnia. A diferença reside no fato de que etnia também
compreende os fatores culturais, como a nacionalidade, a afiliação tribal,
a Religião, a língua e as tradições, enquanto raça compreende apenas os
fatores morfológicos, como cor de pele, constituição física, estatura e
traço facial.
Etimologia
A palavra "etnia" é derivada do grego ethnos, significando "povo". Esse
termo era tipicamente utilizado para se referir a povos não-gregos, então
também tinha conotação de "estrangeiro". No posterior uso Católico-romano,
havia a conotação adicional de "gentio". A palavra deixou de ser
relacionada com o paganismo em princípios do Século XVIII. O uso do
sentido moderno, mais próximo do original grego, começou na metade do
Século XX, tendo se intensificado desde então. |
Fatores de Classificação
Lingua
A língua tem sido muitas vezes utilizada como fator primário de
classificação dos grupos étnicos, embora sem dúvida não isenta de
manipulacão política ou erro. É preciso destacar também que existe grande
número de línguas multi-étnicas e determinadas etnias são multi-língues.
Cultura
A delimitação cultural de um grupo étnico, com respeito aos grupos
culturais de fronteira, se faz dificultosa para o etnólogo, em especial no
tocante a grupos humanos altamente comunicados com seus grupos vizinhos.
Elie Kedourie é talvez o autor que mais tenha aprofundado a análise das
diferenças entre etnias e culturas.
Geralmente se percebe que os grupos étnicos compartilham uma origem comum,
e exibem uma continuidade no tempo, apresentam uma noção de história em
comum e projetam um futuro como povo. Isto se alcança através da
transmissão de geração em geração de uma linguagem comum, de valores,
tradições e, em vários casos, instituições.
Embora em várias culturas se mesclem os fatores étnicos e os políticos,
não é imprescindível que um grupo étnico conte com instituições próprias
de governo para ser considerado como tal. A soberania portanto não é
definidora da etnia, mas se admite a necessidade de uma certa projeção
social comum.
Genética
É importante considerar a genética dos grupos étnicos se devemos
distingui-los de um grupo de indivíduos que compartilham unicamente
características culturais.
Estas características genéticas foram desenvolvidas durante o processo de
adaptação daquele grupo de pessoas a determinado espaço geográfico ou
ecossistema (Englobando Clima, altitude, flora e fauna) ao longo de várias
gerações.
As etnias geralmente se remetem a mitos de fundação que revelam uma noção
de parentesco mais ou menos remoto entre seus membros. A genética atual
tende a verificar a existência dessa relação genética, porém as provas
estão sujeitas a discussão, ver Lucca Cavalli-Sforza.
Lista de Grupos Étnicos
Aconã
Anacé
Aranã
Atikum-Umã
Catökinn
Caxixó
Fulni-ô
Guarani-M’byá
Jenipapo-Kanindé
Jeripankó
Juká
Kaimbé
Kalabaça-Jandaíra
Kalankó
Kambiwá
Kanindé
Kantaruré
Kapinawá
Karapotó
Kariri-Xokó
Karuazu
Kaxagó
Kiriri
Koiupanká
Krenak |
Maxakali
Mokuriñ
Pankaiuká
Pankará
Pankararé
Pankararu
Pankaru
Pataxó
Pataxó-Hã-Hã-Hãe (Baenã, Kamakã, Kariri-Sapuyá, Índios de Olivença,
Hã-Hã-Hãe)
Payaku
Pipipã de Kambixuru
Pitaguary
Potiguara (Baía da Traição, Marcação e Monte-Mór)
Potyguara da Lagoa dos Néris
Potyguara da Serra das Matas
Potyguara da Viração
Potyguara de Monte Nebo |
Tabajara da
Maratoã
Tabajara da Serra das Melancias
Tabajara de Ipueiras
Tabajara de Poranga
Tabajara de Quiterianópolis
Tabajara do Olho D’água dos Canutos
Tabajara da Grota Verde
Tapeba
Catu dos Eleóterio
Tremembé de Almofala
Tremembé de São José e Buriti
Tremembé do Córrego João Pereira
Tremembé de Queimadas
Truká
Tumbalalá
Tupinambá de Belmonte
Tupinambá de Crateús
Tupinambá de Olivença
Tupinikim
Tuxá
Wassu-Cocal
Xakriabá
Xokó
Xukuru do Ororubá
Xukuru-Kariri
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