Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

Retorno

Lista de Crustáceos

Galatéia

 
 
 

Marisco

(Mytilus edulis)

 

  Um molusco  muito saboroso

   Mariscos são moluscos, de até seis centímetros de comprimento, casca escura, de cor castanha escura a preta envolvendo a carne avermelhada ou cor de creme.
  No mar,os mariscos (moluscos) são encontrados desde a zona de marés até profundidades de oito mil metros. São animais que vivem, normalmente, apoiados a um substrato.

  Os mariscos (moluscos) são invertebrados, com um corpo não articulado, de simetria bilateral e que essencialmente está composto por quatro regiões: cabeça, pé, saco visceral e manto. Os mariscos da classe bivalvia vivem exclusivamente na água, possuem concha formada por duas valvas unidas dorsalmente por um ligamento, geralmente são de Patologias separados, raramente ocorrendo hermafroditismo, sua fecundação ocorre livremente na água.   Em todo o mundo existem classificadas mais de 20.000 espécies de moluscos bivalves.
  A maior concentração dos mariscos ocorre na parte inferior da região entre marés, até um metro de profundidade, região do banco natural em que o recrutamento (fixação de indivíduos jovens) é mais intenso Não apresenta dimorfismo sexual externo.

   Os machos podem ser distinguidos das fêmeas, internamente quando estão sexualmente maduros, pela coloração  das gônadas que se apresentam branco leitosas, enquanto que nas fêmeas a  coloração é vermelho tijolo.
  A fecundação é externa e ocorre no ambiente aquático. Na desova a emissão dos gametas é estimulada por fatores físicos ou climáticos, principalmente pelo aumento na concentração de nutrientes no meio e pela variação repentina da temperatura ou da salinidade da água.

   Os machos podem ser distinguidos das fêmeas, internamente quando estão sexualmente maduros, pela coloração  das gônadas que se apresentam branco leitosas, enquanto que nas fêmeas a  coloração é vermelho tijolo.
  A fecundação é exteconcentração de nutrientes no meio e pela variação repentina da temperatura ou da salinidade da água.
  A fêmea de mariscos (Mytilus edulis) pode desovar 20 milhões de ovos. As larvas alimentam-se por si mesma na água por aproximadamente 21 dias. Após 5 a 8 meses de crescimento, o marisco pode atingir a 1a maturação, estando apto a reproduzir.
  Os animais atingem a maturidade sexual com um máximo de desenvolvimento dos folículos das gônadas e da maior espessura do manto.
  Os mariscos chegam a formar densas populações nos costões rochosos marinhos, tanto em pontos de forte arrebentação como em locais mais abrigados, podendo ocorrer até a profundidade de 30 metros. Como animais micrófagos filtradores que são, alimentam-se de organismos planctônicos.
  Em mariscos (moluscos bivalves) o crescimento é avaliado preferencialmente pelo  comprimento, e não pelo peso, devido aos freqüentes erros de pesagem causados pela água retida dentro das valvas.rna e ocorre no ambiente aquático. Na desova a emissão dos gametas é estimulada por fatores físicos ou climáticos, principalmente pelo aumento na

 
 

Filo: Mollusca
Classe: Bivalvia
Ordem: Mytiloida
Família: Mytilidae

 

Caracteristicas:
A fêmea de Mytilus edulis pode desovar 20 milhões de ovos
são cultivados comercialmente

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 10 dezembro, 2023. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região