Pesquisar

Animais e Meio Ambiente

Endereços úteis

sAnuncie

Bate Papo

HOME

Lixo Recicle Emprego Astronomia Desaparecidos Noticias Fale Conosco
 
 

Historia do Bordados de Ibitinga

 
Voltar

Historia dos Bordados

   

Anunciar no Ache Tudo e Região é certo que será visto.

 


A indústria do bordado em Ibitinga tem como pioneira a saudosa dona Dioguina Martins Sampaio Pires.

De origem portuguesa, nascida em Vila Real, capital de Trás dos Montes, Dona Dioguina veio muito moça para Ibitinga, residindo inicialmente na Fazenda Santa Amélia, onde conheceu o senhor Antonio Sampaio Pires , com quem casou-se e teve 6 filhos.

O casal e filhos, mudaram para a cidade e, para reforçar o orçamento, Dona Dioguina adquiriu uma máquina de bordar, onde confeccionava enxovais para noivas, roupinhas para bebês e os mais diversos trabalhos, frutos de suas mãos mágicas.

Com o passar dos anos Dona Dioguina contrata moças, que mais tarde se tornariam verdadeiras seguidoras de sua arte.

O "Salão de Dona Dioguina", localizado na rua 13 de Maio, tornava-se famoso. Desde esta época, meados dos anos 40, Ibitinga já era conhecida como um bom lugar para as noivas prepararem seus enxovais, o trabalho era quase que inteiramente manual e a matéria-prima básica era o linho, com bordados em crivo e "richilieu", que formavam verdadeiras obras de arte.

Não podemos também esquecer a valorosa Dona Maria Gonçalves Amorim Grilo, que nos idos de 1930 dedicava parte de seu tempo para o bordado, ensinando às jovens ibitinguenses a arte de bordar em uma "maquininha", que recebera como presente de casamento. Foi a primeira professora da "Escolinha Singer", montada por Gottardo Juliani, revendedor das máquinas Singer e também grande incentivador do bordado em Ibitinga.

Esta breve história não se completaria sem recordarmos de outra artista do bordado, Dona Marieta Macari Pires, uma das introdutoras do bordado como fonte de renda e proprietária de um salão de bordado denominado "Salão Santa Terezinha", onde trabalhavam várias moças que continuariam o trabalho iniciado por estas pioneiras.

Atualmente, 80% da economia da cidade está vinculada a indústria do bordado.

Apesar de sua importância, a produção das bordadeiras mantém alguns traços de economia caseira. É comum mulheres trabalhando em suas próprias casas, embora tenham contrato com indústrias de bordado.

Referencia:

http://www.rotaryibitinga.com.br

 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

 

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 19 novembro, 2022. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Privacidade e Segurança) Melhor visualizado em 1280x800