-
Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  HISTORIA DE DESCALVADO  
Ouças boas musicas
   


Na época de 1890 a 1910 o município de Descalvado recebeu, aproximadamente, cerca de 3000 famílias provindas do norte da Itália. Com isto, a população municipal elevou-se rapidamente para quase 30.000 habitantes em 1900.

A laboriosa colônia italiana, a quem Descalvado, sempre e por sempre deve render o seu reconhecimento e a sua homenagem, veio substituir, assim, num extraordinário afã de trabalho o braço escravo, trabalhando inicialmente, sob obrigações de "colonos", aparecendo depois, a oportunidade da pequena propriedade, fato bastante auxiliado quando, o governo da Província, em 1884, estabelece lei de "dar preferência" aos contratados para a formação de pequenas propriedades, dispondo-se a vender aos imigrantes, lotes próprios para a cultura de café, cessando, a partir daí, a gramnde propriedade, no aparecimento dos primeiros minifúndios.

De 1906 a 1910 crises de superprodução de café; geadas em 1918 e com o esgotamento do solo, a população começa a se deslocar, notadamente para o interior do Estado, à procura de novas terras, acompanhando, sempre, o avanço do café, ocasião em que verifica-se uma diminuição gradativa da população, atingindo-se índices, os mais baixos, iniciando-se, depois, novos acréscimos de acordo com as fases do Município. De uma forma ou de outra, em fases auspiciosas ou enfrentando as surpresas de novas épocas, o fato é que, está bem patente na História de Descalvado, a valiosa colaboração da mão de obra italiana.

No longínquo 1895, era fundada em Descalvado a "Società de Mutuo Soccorso Fratellanza Italiana" (Sociedade de Socorro Mútuo Fraternidade Italiana), a qual congregava os imigrantes italianos e seus descendentes. A Sociedade tinha por objetivos auxiliar os italianos aqui residentes, como pagamento de remédios e diárias aos associados pobres, promoção de bailes, festas e eventos entre outras atividades culturais e sociais.

Sua sede inicialmente situava-se em prédio na Avenida Guerino-Oswaldo, próximo ao Unibanco, sendo depois transferida para a Rua 24 de Outubro, local onde hoje é a antiga sede social do Nosso Clube. A Sociedade perdurou até 1943, quando devido a circunstâncias da época (2ª Guerra Mundial) foi declarada sua extinção e sua sede doada a entidades assistenciais de Descalvado.

Antiga Sede da Società Fratellanza Italiana di Descalvado

Antiga Sede da Società Fratellanza Italiana di Descalvado (início do século 20)

 

(Texto extraído do livro "Conheça Descalvado",
de autoria de Luiz Carlindo de Arruda Kastein, Descalvado/SP, 1997)

No dia 02 de abril de 2000, a Società Fratellanza Italiana foi oficialmente refundada. Com a presença de 119 pessoas reunidas no Anfiteatro da Fepasa, ocorreu a cerimônia oficial de criação da Società Fratellanza Italiana di Descalvado. Dentre os convidados presentes nessa solenidade estavam o Agente Consular Italiano de Pirassununga, Dr. Nicola Di Gregorio, o vereador pirassununguense Dr. Roberto Bruno (criador da Lei Municipal que instituiu o Dia da Itália em Pirassununga) além do prefeito municipal Lito.

Os trabalhos da sessão foram conduzidos por Carlos Oswaldo Cardoso Pulici (Wado Pulici), que proferiu um breve discurso, passando a palavra ao Dr. Nicola Di Gregorio, o qual fez um belíssimo discurso sobre os imigrantes italianos em nossa sociedade. Em seguida o Dr. Roberto Bruno discorreu sobre seu projeto que instituiu o Dia da Itália em Pirassununga, bem como das festas típicas italianas realizadas naquela cidade. Prosseguindo a reunião, o Dr. Luís Antônio Panone comentou brevemente sobre o estatuto da sociedade, o qual foi lido na íntegra por Rafael H. Scapin.

O estatuto foi aprovado por unanimidade por todos os presentes, sendo em seguida aclamada a nova diretoria para o biênio 2000-2002. Logo após a cerimônia, houve um coquetel, que contou com a presença de todos os convidados.

Referencias

Wikipedia

Ache Tudo e Região


  'Não estamos sozinhos', ou dividimos espaço com outras criaturas ou morremos junto com o planeta, tenha consciência disso. Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 27 outubro, 2021. Melhor visualizado em 1280x800 pixel