Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
 
  HISTORIA DE ANHANGABAÚ  
VEJA NOTICIAS
   




O desenvolvimento econômico do Estado de S.Paulo, com o advento do ciclo do café, trouxe para a capital paulistana a conseqüente expansão urbana.

 Isto levou a Cia. City, em 1917 a adquirir áreas a partir do Viaduto do Chá, se estendendo até a atual Av. 9 de Julho, à época denominada de Av. Anhangabaú.

 

O nome, originário do córrego existente naquele vale, foi adotado para o loteamento empreendido pela Cia City.


Devido à ocupação parcial de vários terrenos em algumas dessas áreas, muito próximas ao centro urbano, não foi possível à loteadora seguir os mesmos padrões do Jardim América e do Pacaembu, bairros em desenvolvimento na mesma época.

O Anhangabaú veio a exercer um importante papel na ligação do Centro Velho com os novos bairros, através da Av. 9 de Julho.

A conhecida Praça das Bandeiras abrigou por muitos anos o Teatro de Alumínio, onde eram apresentadas peças de teatro - revista, consideradas como cultura popular até o final da década de 60, quando, atendendo às necessidades do tráfego de veículos, a Praça foi transformada em terminal rodoviário urbano.


Por sua vez a Praça Santos Dumont, hoje rebatizada com o nome de Praça 14 Bis, servia de ponto de distribuição do transito e acesso para os bairros da Bela Vista e Consolação. Para minimizar os inúmeros cruzamentos da avenida 9 de Julho, a Administração Municipal criou uma via expressa e elevada que atravessa, desde a Rua Avanhandava, até a entrada do túnel sob a Av. Paulista.


Na primeira administração do Prefeito Mário Covas no Município de São Paulo, (1983 - 1985), foi criado ao longo da Avenida 9 de Julho um "corredor de ônibus". Esse corredor ocupa uma faixa que tem início onde nasce a avenida, seguindo até o cruzamento com a Av. São Gabriel, daí continuando em direção à Av. Santo Amaro.

Essa medida visava dar prioridade ao transporte coletivo de passageiros, fazendo com que os automóveis cedessem espaço para o fluxo dos coletivos.

Texto: Valentim de Souza.
Fonte: Acervo Cia. City.
Revisão: Fabio de Paula, 2002




  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever de todos. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.






Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Declaração de Privacidade). Revisado em: 23 dezembro, 2018. Melhor visualizado em 1280x800 pixel