Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
 
  GEOGRAFIA DE ERECHIM  
VEJA NOTICIAS
   



Erechim é um município do estado do Rio Grande do Sul, na Região Sul do Brasil. Considerada um centro sub-regional no país, é a segunda cidade mais populosa do norte do estado, com 101.122 habitantes,3 superada apenas pelo município de Passo Fundo. O município estava, em 2007, na 17ª posição do PIB no estado do Rio Grande do Sul.
Fundação
30 de abril de 1918 (96 anos)
Gentílico
erechinense
CEP
99700-000 a 99714-999
Localização
Erechim está localizado em: Brasil
Localização de Erechim no Brasil
27° 38' 02" S 52° 16' 26" O
Unidade federativa
Rio Grande do Sul
Mesorregião
Noroeste Rio-grandense
Microrregião
Erechim IBGE/20081
Municípios limítrofes
Aratiba e Três Arroios (norte); Getúlio Vargas e Erebango (sul); Gaurama e Áurea (leste); Paulo Bento e Barão de Cotegipe (oeste).
Distância até a capital
375 km
Características geográficas
Área
430,764 km² (BR: 2711º)2
Densidade
234,75 hab./km²
Altitude
783 m
Clima
subtropical úmido
Fuso horário
UTC−3
Indicadores
IDH-M
0,826 (RS: 58°) – muito alto PNUD/20004
PIB
R$ 1 978 622,945 mil IBGE/20085
PIB per capita
R$ 20 395,86 IBGE/20085

Bandeira de Erechim

Brasão de Erechim

Mapa da Região Alto Uruguai
 

 O Município de Erechim localiza-se ao Norte do Rio Grande do Sul, na Região do Alto Uruguai, sobre a cordilheira da Serra Geral. Tem como limites ao Norte os municípios de Aratiba e Três Arroios, ao Sul Getúlio Vargas e Erebango, ao Leste Gaurama e Áurea e ao Oeste os municípios de Paulo Bento e Barão de Cotegipe.
 


Salve o norte do Rio Grande amado,

Que progride a passos tão gigantes

Solo fértil, rico e abençoado,

Quando matas, taperas era antes

Pioneiros intrépidos lançaram

Com suor a semente do bem,

Como os pinheiros altivos alçaram,

Hoje os frutos são nossos também.

Erechim, Erechim, por ti vibram nossos corações!

Erechim, Erechim, só por ti seremos campeões!

Sempre unidos marcharemos,

Sempre honrando com amor,

As tradições mais caras,

Pois somos filhos de heróis de ardor!

E sem temor mostraremos,

Com alma viril,

Que tudo é por Deus

E pela glória deste querido Brasil!

Brasão da Brigada Militar


A cidade foi uma das primeiras cidades brasileiras modernas planejadas. O planejamento viário da cidade havia sido inspirado em conceitos urbanísticos usados nos traçados de Washington (1791), Paris (1850), Buenos Aires (1580) e Belo Horizonte (1897)7 , porém foi recentemente alterado para facilitar o fluxo viário, caracterizando-se por ruas muito largas, forte hierarquização e criação, através de ruas diagonais ao xadrez básico, de pontos de convergência. Elementos chaves do seu traçado incluem uma malha perpendicular de ruas cortadas por avenidas em diagonal, quarteirões de dimensões regulares e uma avenida em torno de seu perímetro.



O município localiza-se ao norte do Rio Grande do Sul, na região do Alto Uruguai, sobre a cordilheira da Serra Geral.

O município, quando emancipado, em 30 de abril de 1918, recebeu o nome de "Erechim", termo de origem caingangue que significa "campo pequeno", através da junção dos termos rê, ou erê, ("campo") e xim ("pequeno"). Esse nome foi dado provavelmente por a cidade ser rodeada de florestas na época.

Chegou a receber outras denominações, como Paiol Grande, Boa Vista, Boa Vista de Erechim e José Bonifácio, mas prevalece até os tempos atuais "Erechim". Segundo as normas ortográficas vigentes da língua portuguesa, este topônimo deveria ser grafado Erexim, pois prescreve-se o uso da letra "x" para palavras de origem caingangue. Entretanto, o nome do município está registrado em documentos oficiais com "ch", que aparece em todas as placas de trânsito e de automóveis, bem como em documentos.

Em um dos shows relizados pelos festejos de cinquenta anos do município de Erechim, em 1968, Rubens Safro, popular e localmente conhecido como Buja, animava a festa e chamou a cidade de "Capital da Amizade". Logo a alcunha foi adotada pelo município, devido à diversidade das etnias que compunham a sua população e à harmonia de sua convivência.

Pioneirismo e imigração


Década de 1920

A região foi colonizada basicamente por imigrantes de origem polonesa (1918),15 alemã (1912), judaica (1911) e, principalmente, italiana. As primeiras famílias italianas chegaram na cidade por volta de 1910 através da ferrovia. Os imigrantes italianos, ao longo de vários anos, modificaram a fisionomia social da região com seus valores espirituais, culturais e materiais.

Grande parte dos imigrantes, não só os italianos, vinham em busca de uma vida melhor para si e para suas gerações. Ainda hoje é possível perceber interferências dos imigrantes oriundos desses países, especialmente na arquitetura e na culinária da cidade.

Já sobre influência da chegada dos primeiros imigrantes, em 1910 a sede da colônia já possuía um aspecto urbano com abertura de ruas e edificação de cerca de cinquenta casas e outras 22 em construção, todas de madeira, inclusive o chalé do escritório da comissão.

Incluía ainda dois barracões para hospedagem dos imigrantes, enfermaria e depósito de materiais, nove casas comerciais, uma barbearia, uma alfaiataria, três sapatarias e um açougue. Também foi rápido o desenvolvimento da zona rural.

Até 1914, a sede inicial da colônia Erechim foi o povoado que mais prosperou em toda a região. Em 20 de abril de 1916, o escritório da Comissão de Terras e Colonização foi transferido do Povoado Erechim para o de Paiol Grande, sede geral da colônia anteriormente escolhida.

Geografia

Erechim está localizada junto à região do Alto Uruguai, que está situada entre o Rio Uruguai e o Rio Ijuí, tendo em seu território várias sub-bacias de pequenos e médios córregos com papéis importantes em sua configuração. Erechim tem a altitude média de 783 m.

Limita-se com os municípios de Aratiba e Três Arroios, a norte; Getúlio Vargas e Erebango, a sul; Gaurama e Áurea, a leste; e Paulo Bento e Barão de Cotegipe a oeste. Está a cerca de 375 km da capital do estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, sendo 330 em distância rodoviária.32 Na região onde Erechim está localizada, o basalto é o material de origem do lugar, que se caracteriza como planície profundamente recortada pelos afluentes do Rio Uruguai.

A área do município é de 430,764 km², representando 0,1602% do território gaúcho, 0,0764% da área da região Sul do Brasil e 0,0051% de todo o território brasileiro.

A área do perímetro urbano é de 14,2925 km².35 Erechim também está situada na Mesorregião do Noroeste Rio-Grandense e microrregião de mesmo nome, que possuem, respectivamente, áreas de 64.930,583 km² e 5.710,341 km². Sua microrregião ainda conta com trinta municípios e seu perímetro corresponde a cerca de 2,03% da área do estado.

Meio ambiente

Araucária, típica de regiões temperadas do Planalto Rio-Grandense, abundante na cidade. A vegetação do município é uma mistura entre a Mata das Araucárias, que é a floresta ombrófila mista, e pradarias. Uma das árvores mais comuns da cidade é a araucária, típica de regiões geladas do Planalto Rio-Grandense, as matas atlânticas no estado do RS estão a beira da extinção, de floresta resta menos de 1%.


Referencias:
Wikipédia
Ache Tudo e Região


  Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.






Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região

PUBLICIDADE
 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Declaração de Privacidade). Revisado em: 19 novembro, 2022. Melhor visualizado em 1280x800 pixel