Home / Pesquisar / Úteis / Ambiente / Astronomia / Recicle / Cidades / Árvores / Dinos / Anuncie / Noticias / Fale

BRASIL


Etimologia

O nome Guarantã tem origem numa árvore típica da região, com o nome científico de Esenbeckia leiocarpa, da família das rutáceas. É uma madeira conhecida por sua resistência. Guarantã tem origem tupi, sendo formada por “gwa’rá (de yby’rá)”, significando: madeira; e “ã’tã”, que significa: dura, resistente; (madeira resistente) (LCT). A árvore apresenta protuberâncias de alto a baixo, formando um interessante trançado. Dá a entender que o povo da região é resistente, rijo, nobre.

Coordenadas 9° 47' 16" S 54° 54' 36" O
País Brasil
Unidade federativa Mato Grosso
Municípios limítrofes Matupá, Novo Mundo e Sul do Pará
Distância até a capital 745 km

O nome foi escolhido por existirem em abundância nas matas da região uma espécie de árvore popularmente conhecida por este nome, o norte foi acrescentado para diferenciar de um homônimo existente no estado de São Paulo .


Geografia

O município de Guarantã do Norte faz limite com os municípios de Novo Mundo, Matupá e o Sul do Pará. Guarantã é cercado por um grande bioma: a mata Amazônica. O município possui uma Área territorial de 4.763,3 km², sendo 65,9 km² somente de área urbana, constituída ainda de 5.558 residências urbanas.

Guarantã do Norte está localizado à 725 km da capital de Mato Grosso, Cuiabá, ao extremo norte mato-grossense, às margens da BR 163 – Rodovia Cuiabá/Santarém – divisa com o Estado do Pará, incluso na mesorregião 06.

Hidrografia

A bacia hídrica de Guarantã é formada por vários rios,sendo os principais Rio Braço Norte, Rio Braço Sul e Rio Peixotinho, diversas nascentes garantindo a viabilidade da exploração do solo em atividades comerciais.

Economia

Sua economia está diversificada tendo bases fortes na pecuária com cerca de 300 mil cabeças de bovinos, incluindo uma das maiores bacias leiteiras da região com uma produção de cerca de 22 milhões de litros de leite por ano, e a agricultura, tem na cultura do arroz sua maior expressividade registrando em 2004 mais de 120 mil toneladas, a produção agrícola segue com as culturas de milho, feijão e em escalas menores, destaca-se também a fruticultura. Estão implantados no município 02 cooperativas e 3 laticínios com industrialização de leite e derivados, além de uma fábrica de polpa de frutas que absorve a produção local.

Infraestrutura e serviços
Por estar localizada as margens da BR-163 que liga Cuiabá a Santarém, destaca-se como pólo na prestação de serviços, com 5 agências bancárias (Banco do Brasil; Bradesco; Caixa; Sicredi e SICOB) , 2 emissoras de TV (TV Migrantes; TV Amplitude) e 2 Rádios locais (Continental FM 97,9; Meridional FM 105,7), escritórios contábeis, de planejamento, engenharia, entre outros. Atendendo municípios vizinhos e até mesmo na região sul do Pará.

A maior parte das indústrias se desenvolvem em torno do aproveitamento de manufaturados locais, como laminadoras, serrarias e fábrica de móveis, foram implantadas indústrias no setor de construção civil, como pré-moldados e artefatos de cimento e da agro indústrias, a exemplo da fábrica de ração e sal mineral. O município possui uma estação de tratamento de água, com capacidade para distribuir 01 milhão e meio de litros por dia, com condições de atender 100% das residências. Outro ponto positivo para o desenvolvimento da indústria e do comércio é a rede de energia elétrica resultante de 03 usinas hidroelétricas em pleno funcionamento e mais uma em construção.

Educação

A educação conta só com cerca de 8.530 alunos distribuídos em 3 creches, 14 escolas de ensino fundamental, 1 escolas de ensino médio, e 2 colégios particulares. No nível superior conta com 4 faculdades particulares com 16 cursos e 1 Universidade Aberta do Brasil com 1 curso pela UFMT. Além de um Campus do Instituto Federal de Mato Grosso (Campus Avançado Guarantã do Norte) com o Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e 3 cursos superiores.

Creches Municipais

Centro Educacional Infantil Gabriela Torezzan
Centro de Educação Infantil Arco-Iris
Centro de Educação Infantil Tia Tété
Centro de Educação Infantil Gente Miúda
Escolas Públicas Municipais
E. M. Beija-Flor
E. M. Darci Ribeiro
E. M. Estrelinha do Norte
E. M. 13 de Maio
E. M. Santa Marta
E. M. Sueli Omira
Escolas Públicas Rurais
E.M.do Campo Santa Ana
E.M.do Campo Base Aérea
E.M.do Campo Boa Esperança
E.M.do Campo Sol Nacente
E.M.do Campo Novo Horizonte
Escolas Públicas Estaduais
E. E. Albert Einstein
E. E. Irany Jaime Farina
E. E.Guarantã
E. E.Prof. Élcio Prates
E. E. Kreen Akarore
Escolas Particulares
Colégio Inovação
E. Monteiro Lobato

Faculdades

AJES - Faculdade do Norte de Mato Grosso
Faculdade Ortodoxa (FACO)
IFMT - Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Avançado Guarantã do Norte
UNIFAMA - Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Saúde

Na área da saúde há um hospital particular, além de clínicas especializadas, um hospital público e 7 postos de saúde da família, 1 Centro de Reabilitação, 01 Centro de Atenção Psicossocial e 1 Centro de Saúde.

Turismo

Dentre os diversos pontos turísticos de Guarantã do Norte, destacam-se:

Balneário Streg: local é bem estruturada com churrasqueiras, tendas e restaurante;
Rio Braço Norte: o rio braço norte faz dele um verdadeiro manancial de água doce, vários locais turísticos só é possível pela existência do mesmo, além de ser o principal rio da cidade é também oque abastece com suas águas a população;

Cachoeira Três Quedas: a cachoeira três quedas está em divisa com Guarantã do Norte e Serra do Cachimbo no PÁ.

A cachoeira é um dos principais pontos turísticos da região do vale;
Praça da Cultura: a praça da cultura é um local onde os principais eventos acontecem, como shows, torneios, gincanas.




Não estamos sozinhos, é vital dividirmos espaço com outras criaturas ou seremos também eliminados do planeta. Proteger as árvores, os animais, rios e mares são dever cívico de cada cidadão. Seremos todos responsabilizados, pelo mal que estamos fazendo a natureza.

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.



 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 08 abril, 2021.