-
Home Pesquisar Úteis Ambiente Astronomia Recicle Cidades Árvores Dinossauros Anuncie Noticias Fale
  HISTORIA DE BARREIRINHAS  
Ouças boas musicas
   


Não há tradição formada quanto ao devassamento do território do município, pela qual se possa positivar a sua penetração e desbravamento.

Atribui-se, contudo, a diversos fatores: a estrada que vinha da comarca de Campo Maior (PI) à de Brejo (MA), e desta à de Icatu (MA), atravessando o rio Mocambo no local em que o Governo Imperial mandara construir uma ponte, em 1849, cuja construção e as boas pastagens das margens desse rio para a criação de gado e terras próprias para a lavoura deram origem à afluência de pessoas para aqueles lugares e, conseqüentemente, à fundação de pequenos povoados.

A estrada que vinha do Julgado São Bernardo da Parnaíba a então freguesia denominada São José do Periá (1835), atual cidade de Humberto de Campos; a fertilidade das margens do rio Preguiça e dos seus inúmeros afluentes, boas para as espécies mais comuns de lavoura; as pastagens dos campos e chapadas apropriadas, então, para a criação do gado.


O ponto de penetração também não é conhecido. É provável, porém, que tenha sido pelo rio Preguiças que era, na época, a via mais natural, por ser em grande parte navegável, e por seus afluentes, também navegáveis por pequenas canoas.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Barreirinhas pela Lei Provincial n.º 481, de 18-06-1858.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Barreirinhas pela Lei Provincial n.º 951, de 14-06-1871, sendo desmembrado do município de Tutóia. Sede na povoação de Barreirinhas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 a vila é constituída do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Barreirinhas pela Lei n.º 45, de 29-03-1938.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

Referencias
IBGE
ENCICLOPÉDIA dos municípios brasileiros
Ache Tudo e Região


  'Não estamos sozinhos', ou dividimos espaço com outras criaturas ou morremos junto com o planeta, tenha consciência disso. Proteger as árvores, animais, rios e mares é um dever cívico. Faça sua parte, todos seremos responsabilizados pelo que estamos fazendo de mal a natureza.


Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.


 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 27 outubro, 2021. Melhor visualizado em 1280x800 pixel