Pesquisar  Meio Ambiente Ciência Duvidas Home

  

Desaparecidos Emprego

Endereços Úteis

Bate Papo Notícias Fale Conosco

Meio Ambiente Santa Rita de Cássia BA


  A preocupação em preservar o meio ambiente também se faz presente no município de Santa Rita de Cássia, com a atuação de algumas ONGs, dentre as quais se destaca a Vidarp, precursora desse tipo de iniciativa no município.

  Vegetação
  O município de Santa Rita de Cássia está localizado na faixa de transição entre os domínios morfoclimáticos do cerrado e da caatinga. Dentre as espécies vegetais originárias da região, destacam-se o angico, a aroeira, o jacarandá, o jatobá, o jenipapeiro, o juazeiro, o pau d'arco, o pau-ferro, o pequizeiro e a sucupira.
  Ao longo de todo o curso do rio, ocorre a formação de matas ciliares. As margens do rio Preto são ornamentadas por frondosos buritis, cajueiros, canjeranas, carnaubeiras, ingazeiros, mamoneiras e pés-de-murici, que equilibram-se nos declives das barrancas.

  Fauna
  A fauna do município de Santa Rita de Cássia, assim como sua vegetação, é bastante rica e variada. Por todo a região, é possível se deparar com bandos de araras, jandaias, papagaios, periquitos e tucanos das mais variadas cores, saltando de galho em galho, taramelando em algazarras pela disputa de frutas silvestres - que existem em abundância nas margens do rio Preto.
  Bicudos, canários, curiós, o pássaro preto e sofrês são algumas das espécies que constroem seus ninhos nos ocos das hastes mais elevadas dos buritizais. A garça branca, o mergulhão e o martim-gravata vivem nas cercanias das lagoas; emas e seriemas na mata mais fechada.
  Cágados, piabas, piaus, surubins, traíras e tucunarés enchem o rio Preto de vida; em partes isoladas e mais profundas do rio, há a ocorrência de piranhas.
  Antas, caititus, capivaras, o gato-do-mato, jabutis, jacarés, lontras, macacos-prego, pacas, queixadas e sagüis pululam por todo o vale do rio Preto, juntamente com uma grande variedade de cobras e insetos.
  A onça pintada se destaca como o maior predador natural da região, devorando tatus, veados e até mesmo animais domésticos, como bois e ovelhas.