Home Pesquisar Endereços úteis Meio Ambiente Astronomia Recicle Classificados Dinossauros Anuncie Noticias Fale Conosco
 

Serviço

 
Árvore
Bolsa de valores Dólar Euros
Carta ao Leitor
Ciência
Culinária
Desaparecidos
Descobrimento do Brasil
Emissoras de Rádios
Endereços Úteis
Historia do Brasil
Globalização
Lixo Recicle
Mandamentos
Mapa do Brasil
Meio Ambiente
Mulher
Musicas
Paises
Plantas Medicinais
Piadas
Política
Olimpíadas
Patologia
Site uteis
Truques do amor
Vídeos
Jogos
Noticias Gerais
Nossa Historia
 
 
  APNEIA DO SONO  
   
   


Apneia do sono ou Apneia noturna (AO 1990: apneia) é a suspensão da respiração durante o sono. Estes episódios de apneia (do grego ápnoia, falta de respiração) podem durar alguns segundos, após os quais é retomada a respiração normal, e ocorrem várias vezes durante o sono. Na maior parte das vezes não são suficientes para despertar a pessoa, mas há uma alteração no padrão de sono, passando do sono profundo para um sono mais superficial. Como este sono não é repousante, as manifestações típicas são uma sensação de "noite mal passada" ao despertar, assim como fadiga e sonolência durante o dia.

 


Etiologia (causas)


Dentre os fatores predisponentes incluem-se:

Patologia masculino
Avançar da idade
Aumento do Índice de Massa Corporal (IMC)
Obesidade central
Aumento da complascência das vias aéreas superiores por:

Uso de drogas miorrelaxantes, álcool, sedativos
Aumento da circunferência do pescoço
Tabagismo (ativo e passivo)
Na infância:

Hipertrofia de tecido linfóide das vias aéreas superiores (adenoides e amígdalas)
Más formações congênitas (síndromes genéticas, micrognatia, retrognatia)
Fisiopatologia
O fechamento parcial das vias aéreas superiores constitui um evento de hipopneia e um total constitui uma apnéia. Nos fechamentos parciais temos como principal manifestação o ronco devido à produção de som pelo turbilhonamento alterado do ar expirado.

Diagnóstico


O principal sintoma da apneia do sono é a sonolência intensa durante o dia. Esta sonolência pode levar a acidentes automotivos ; ao sono intenso em horas inadequadas, como no trabalho ou na sala de aula. As outras manifestações da doença incluem o ronco (com pausas respiratórias, as apnéias); a dificuldade em manter a concentração e a atenção pela sonolência diurna. Ao dormir, têm também movimentos muito freqüentes durante toda a noite associados às pausas respiratórias (apnéias).(CAPLES, 2005; REIMÃO, 1996)

As apnéias obstrutivas:

O diagnóstico clínico dos maiores especialistas do mundo é considerado correcto em 50% dos casos considerando uma prevalência de 5% da doença. O único método de diagnóstico conhecido é a polissonografia, que mede o número total de eventos de apneia + hipopneia por hora, o índice de apneia e hipopneia (IAH). Para um evento ser considerado como obstrutivo é necessário haver aumento do esforço respiratório reflexo. Se o IAH for maior ou igual a cinco o paciente é considerado portador da síndrome da apnéia obstrutiva do sono. De 5-15 leve, de 15-30 moderado e mais que 30 grave.

Apneias centrais:

Ao contrário das apneias obstrutivas não há esforço respiratório reflexo durante as apneias ou hipopneias e sua etiologia também parece ser bem distinta.

Doenças secundarias correlacionadas
Diabetes pela má distribuição insulinica que ocorre nos sono nas fase 3 e 4, (embora secretado pelas ilhotas do pancreas)
Obesidade pelo não secretar o hormonio responsável pela saciedade.
Síndrome das pernas inquietas
Terror noturno
Pesadelos CID 10 F55-5
Hipertensão
Alerta
As informações dos artigos médicos apenas devem ser vistas como uma parte do processo de compreensão das situações ligadas a medicina. É uma situação de grande risco a tomada de decisões caso não se tenha o conhecimento global e a experiência na área.



Pedimos sua atenção:

Novo sistema de governo (inventado) para o Brasil é (Apolítico), ou seja, sem políticos, troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o seu apoio no site: http://sfbbrasil.org





Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.
Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região
 

PUBLICIDADE

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Declaração de Privacidade). Revisado em: 15 janeiro, 2019. Melhor visualizado em 1280x800 pixel