Reciclagem Emprego Desaparecidos Astronomia Ecologia Animais Dinossauros Vídeos Noticias Pesquisar Anuncie Home

Retorno

Lista de Répteis

Lagarto Anchiete

 
 
 

Lagartixa

(Hemidactylus mabuia)

 

  Uma verdadeira acrobata

 

  Todas as lagartixas são excelentes trepadoras. São acrobatas consumadas. Para elas nada é mais fácil que subir por uma parede ou pelo tronco de árvore na vertical.Sobe facilmente por paredes de vidro ou pelas janelas. Se chegar ao teto, anda por ele de cabeça para baixo. Nunca perde a aderência, porque tem entre os dedos, fileiras de pequenas lâminas transversais forradas de pêlos microscópicos em forma de ganchos.  Esses pêlos se prendem à mínima saliência de qualquer superfície e podem aderir melhor do que ventosas. Existem mais de 300 espécies de lagartixa nas regiões quentes do mundo. Algumas têm hábitos diurnos; outras, noturnos.

  As Lagartixas são animais vertebrados, mas moles.

  As lagartixas são um tipo de lagarto e os lagartos pertencem ao grupo dos répteis, junto com as cobras, as tartarugas e os jacarés. Acontece que só os lagartos – alguns deles – são capazes de perder, por vontade própria, um pedaço do rabo.
 
O processo de soltar o rabo se chama autotomia (auto = voluntário, próprio; tomia = partir, cortar) ocorre em alguns animais, como insetos, crustáceos ou répteis, mas nem sempre a parte que pode se partir é a mesma. Com a lagartixa, como isto se dá no rabo ou cauda (nome que os cientistas dão para qualquer rabo de animal), chamamos de autotomia caudal.
  A quebra do rabo da lagartixa só acontece porque elas, por natureza, têm a cauda apta a se quebrar. É assim: em alguns dos ossos que formam a cauda da lagartixa existe um ponto onde pode ocorrer um tipo de fratura, permitindo que, caso ela faça uma força naquele ponto, o rabo se parta ali e se solta. Então é a lagartixa que controla em que ponto a cauda se quebra e em que momento ela quer partir a cauda. É um tipo de estratégia de defesa para se salvar quando está em perigo. Portanto, a primeira coisa que ela faz quando se sente ameaçada por um de seus predadores é correr para algum abrigo e fugir deles. Se isso não dá certo e o predador consegue alcançá-la e tenta capturá-la, a lagartixa simplesmente solta a cauda.
  Com o tempo, aquele pedaço de cauda vai crescendo de novo, se regenerando.

  Uma lagartixa barulhenta, chamada tokay, vive nas florestas da Malaísia. Esse nome foi dado devido ao ruído que essa lagartixa emite.Freqüentemente se instala nas casas e é muito útil, porque se alimenta de insetos daninhos como as traças. Durante o dia ela esconde-se em uma rachadura no teto ou atrás dos móveis, para fugir do calor. À noite ela sai. no mato, a lagartixa vive só  defende zelosamente seu território. A fêmea põe 1 ou 2 ovos numa casca de árvore ou numa fenda de pedra.  Meses depois eles se abrem.

 

Filo: Chordata

  Classe: Reptilia 

  Ordem: Squamata

  Subordem: Saurina

  Família:Gekkonidae

 

Características:

Comprimento: até 40cm.

  Língua extensível

  Pálpebras inferiores: fixas  e transparentes.

  A calda é regenerável ( cresce novamente se for cortada.)

cor: terrosa ou acinzentada

 

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal nos seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo , gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. Revisado em: 10 dezembro, 2023. Não nos responsabilizamos pelo conteúdo expresso nas páginas de parceiros e ou anunciantes. (Politica de Privacidade) Melhor visualizado em 1280x800

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região