Retorno  

 

Governo paulista dá calote no (Samu) desde o ano de 2004

Apesar de a Secretaria de Segurança Pública do Estado ter determinado que apenas profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) podem socorrer vítimas de disparos de arma de fogo, o governo de São Paulo não repassa verba para esse serviço desde sua criação, em 2004.

A promessa de sobrecarga nos serviços das ambulâncias do Samu levou o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) a reivindicar a contribuição do governo paulista no cofinanciamento dos serviços.
Foto: aloprimavera.com.br


Essa omissão acaba causando problemas para as finanças municipais e para os serviços de saúde das cidades", afirma o presidente do Cosems, Arthur Chioro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Anunciar no Ache Tudo e Região é retorno garantido.

Pela portaria federal que criou o Samu, o serviço é financiado pela União, que paga anualmente metade dos gastos. A outra metade deve ser compartilhada por Estados e municípios. Segundo o Ministério da Saúde, só São Paulo e cinco governos do Norte - Amazonas, Amapá, Pará, Roraima e Rondônia - não ajudam a financiar o Samu.

No ano passado, o governo federal repassou R$ 94,3 milhões para São Paulo. Os outros R$ 94,3 milhões deveriam ser compartilhados entre municípios e Estado, mas o dinheiro saiu só dos cofres das cidades. Segundo o Cosems, apenas 78% da população paulista é coberta pelo Samu.

A Secretaria do Estado da Saúde afirma que a participação do Estado ocorre por meio do Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências (Grau) - parceria da pasta com o Corpo de Bombeiros - e do financiamento dos atendimentos nas urgências e emergências dos hospitais estaduais.

Pedimos sua atenção:
 

Novo sistema de governo (inventado) para o Brasil é (Apolítico), ou seja, sem políticos, troque a irresponsabilidade pela responsabilidade, de o seu apoio no site: http://sfbbrasil.org

 

 

Opine pela inteligência  ( "PLANTE UMA ÁRVORE NATIVA")

Conheça o Ache Tudo e Região  o portal de todos Brasileiros. Coloque este portal em seus favoritos. Cultive o hábito de ler, temos diversidade de informações úteis ao seu dispor. Seja bem vindo, gostamos de suas críticas e sugestões, elas nos ajudam a melhorar a cada ano.

 

Faça parte desta comunidade, venha para o Ache Tudo e Região
 
 

Copyright © 1999 [Ache Tudo e Região]. Todos os direitos reservado. (Politica de Privacidade). Revisado em: 30 dezembro, 2023. Melhor visualizado em 1280x800 pixel